Conselho Tutelar promove campanha em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em parceria com a Delegacia de Polícia Civil, CRAS e CREAS o Conselho Tutelar de Água Clara realiza durante toda essa semana palestras nas escolas estaduais e municipais em alusão à Campanha Maio Laranja.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio. De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.
Em entrevista com o conselheiro tutelar Raffael Gonzaga ele fala sobre a importância da campanha para esclarecer as crianças e adolescentes o que é o abuso sexual e as formas de denúncia.
"Sobre a prevenção: Vejo como imprescindível a articulação da rede para ações de prevenção e enfrentamento a esse grave problema que assola nossa sociedade, objetivando proteger as vítimas, responsabilizar os agressores, assim como, conscientizar a população sobre os meios de identificar e denunciar os casos, bem como, de acessar a rede de proteção", comentou a psicóloga do CRAS, Neila Garcia.
Já para a delegada de Polícia Civil, Dra. Karen Queiroz, a importância é destacar a divulgação das medidas de proteção a serem tomadas em favor da vítima e da família, divulgação também de conhecimento para que assim haja a interrupção do ciclo de abuso sexual da vítima ou de algum conhecido do comunicante no caso de denúncia. "Além disso, a divulgação do conhecimento por meio de palestras é essencial para a prevenção de crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes", pontuou a delegada.
Por fim, a psicologa do CREAS Beatriz Dias disse que é importante a mobilização da rede de proteção para que a sociedade assuma o compromisso diante o enfrentamento do abuso e exploração sexual infantil, e também para que as vítimas identifiquem a violação e se sintam acolhidas e protegidas para realizar as denúncias.