Saúde do Homem: Faça exames e consulte com Urologista

Novembro Azul: o mês de novembro é o período de maior incentivo à prevenção do Câncer de Próstata. A Secretaria de Saúde de Água Clara está promovendo durante todo o mês uma série de ações voltadas à saúde do homem. Palestras, exames e consultas com médico urologista.

Acompanhe a programação, procure uma Unidade de Saúde e faça os exames.

No dia 5 de Novembro foi realizada uma palestra no Ginásio de Esportes com a enfermeira Estefani e caminhada. Durante essa semana estão sendo realizados exames no Laboratório Municipal e Grupo dos Idosos.

No dia 14, dia mundial do Diabetes, serão realizadas palestras nas Unidades de Saúde.

Já no dia 29 de Novembro, os homens que tiverem realizados os exames no Laboratório Municipal, irão consultar com o médico urologista, Dr. Rafael Tibiriça.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Câncer de prótata:

É a multiplicação desordenada de células da próstata. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens.

Fatores de risco:

- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade.

Sintomas:

Em estágio inicial, quando as chances de cura beiram 90%, não há sintomas. A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, converse com seu urologista e cuide da sua saúde!

Em fase avançada:

- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Diagnóstico e Tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. O tipo de tratamento vai depender do estágio da doença em cada paciente.