No momento você está vendo Todos contra dengue, prevenção é o caminho na luta contra o mosquito

Todos contra dengue, prevenção é o caminho na luta contra o mosquito

Com a temporada de chuvas no primeiro semestre, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, tem realizado ações de combate ao mosquito da dengue em todos os bairros.

Os agentes de combate às endemias estão fazendo a limpeza de possíveis locais de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d’água. Diferente do que se acredita, o mosquito não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a população para eliminar focos de proliferação em casas e quintais.

O combate ao mosquito começa em casa

Todo cidadão deve fazer sua parte evitando água parada dentro e fora das residências, essas são algumas medidas para o combate ao mosquito:

• Manter bem tampados caixas d’água, ralos, e barris;
• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
• Remover galhos e folhas de calhas;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Encher pratinhos de vasos com areia ou lavá-los uma vez por semana;
• Colocar lixo em lixeiras fechadas;
• Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
• Manter pneus em locais cobertos;
• Fazer sempre a manutenção de piscinas;
• Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
• Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
• Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
• Fazer a limpeza do quintal regularmente.

Prefeitura Municipal de Água Clara